terça-feira, 10 de julho de 2012

Lockout

Título Original: Lockout
Título Português: Lockout - Máxima Segurança
Realizado por: James Mather, Stephen St. Ledger
Actores: Guy Pearce, Maggie Grace, Peter Stormare
Data: 2012
País de Origem: França
Duração: 95 mins.
M/12
Cor e Som












Um condenado por conspiração contra os Estados Unidos é enviado para uma prisão de alta segurança no espaço onde todos os prisioneiros se soltaram para salvar a filha do Presidente.
Tal como muitos outros, Lockout é um filme que não pode nem pretende ser levado a sério. No entanto isso não é desculpa para tudo, pois há filmes que conseguem assumir essa condição e outros que não. Quando se compara por exemplo Crank - Veneno no Sangue a Lockout o primeiro claramente ganha vantagem, pois pretende ser ridículo e fá-lo com estilo e consistência. No que toca a Lockout é simplesmente demasiado irreal para sorrir de todas as vezes que algo de absurdo acontece. O CGI está muito fraco e por vezes cai no ridículo, atingindo o ponto mais gravoso quando vemos duas pessoas a cair com fato de astronauta para a terra, atravessar a atmosfera, tirar o fato, abrir um pára-quedas e aterrar no meio de Nova Iorque. É impossível não rir, mas também a ideia será essa. Talvez o problema de Lockout seja pensar que é mais divertido do que é na realidade.
É preciso admitir que o filme tem um grande ponto forte, e que é Guy Pearce e a sua personagem. Não haverá dúvidas que Guy Pearce é um excelente actor e aqui a personagem de herói bad-guy assenta-lhe que nem uma luva, um pouco ao estilo de John Mclane em Die Hard, mas ainda mais rude. Quando Guy Pearce está no écran o filme é excelente, as piadas que solta tem de facto piada e o estilo é contagiante. Infelizmente boa parte do filme não conta com Guy Pearce no écran e é nessas alturas que as fragilidades de Lockout saltam à vista. Maggie Grace, a filha do presidente, dificilmente não consegue deixar de ser simplesmente irritante e até chegamos a querer que ela saia de cena para ver Guy Pearce a solo contra 600 prisioneiros. E o cast de vilões é também particularmente fraco...
Ainda assim Lockout não é um filme mau. É um filme divertido e que não custa ver, tem uma excelente personagem interpretada por Guy Pearce que infelizmente não encontrou o filme certo. Existem decerto coisas muitos piores e, no fim, conseguiu aquilo que desejava: entreter o espectador, ainda que com algumas torcidelas de nariz. Com um melhor orçamento e uma melhor seleção de actores secundários a história seria, certamente, outra.

Nota: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHwrpqOZ3JRIorolr3BF854tktbCwbKOqSLnrz7xSHlqftWIu79MXWB8IP8xBPKK44gBFnzdw5WDYyss38EFgvWjDMbWD5IAP5he_sWrtIkVqYaiPWhQdV3kKc88_jCFH10KWkJKbp_1I/s320/2stars.jpg

Sem comentários: