quarta-feira, 23 de maio de 2012

Safe

Título Original: Safe
Título Português: Safe - O Intocável
Realizador por: Boaz Yakin
Actores: Jason Statham, Catherine Chan, Reggie Lee, James Hong, Emile Dochesky, Robert John Burke
Data: 2012
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 94 mins.
M/12Q
Cor e Som













Jason Statham está de regresso. A verdade é que também não andou muito longe. Depois de no ano passado se ter apresentado com The Mechanic, Killer Elite e Blitz, todos eles bons filmes de acção, eis que surge Safe. Não fugindo muito ao papel comum dos filmes de acção, Statham é um ex-polícia letal de Nova Iorque cujo erro ao deixar-se perder num combate de artes marciais enfurece a máfia russa e a polícia local corrupta, vendo a sua mulher assassinada e não podendo nunca mais travar amizade com alguém, senão essa pessoa também morreria. Por outro lado temos Catherine Chan a interpretar uma menina chinesa sobredotada e conhecedora de um importante número que interessa à máfia russa, à máfia chinesa e à polícia corrupta. É quando Jason Statham e a menina se cruzam que estão lançados os dados para mais um superior filme de acção.
Em termos de enredo e de originalidade, Safe não arrisca. Não são explorados novos campos na realização e o fio narrativo não surpreende muito. No entanto isso não impede Boaz Yakin de ter aqui uma boa realização, não o impedindo de usar algumas técnicas interessantes, como as fantásticas cenas de acção filmadas num só take. Destaque para uma cena em que Statham tem um corpo a corpo, um pequeno tiroteio e uma sucessiva perseguição automóvel, tudo num só take, a um estilo quase amador mas frenético e espectacular. No fundo é isso que é pretendido neste estilo de filme, e Safe fá-lo muito bem.
Falemos agora do actor principal, pois acaba por ser ele a principal motivação para ir ver Safe. Desde as aventuras com Guy Ritchie, Statham não tem fugido muito ao papel de herói de acção, apesar de ter sempre algumas nuances. Na verdade ele nunca é totalmente bom, e aqui isso não é excepção. Enquanto actor é muito bom, apesar do estilo de filme não ser muito exigente, mas se observarmos Revolver ou Lock, Stock a história já será outra.
Em conclusão Safe é  um bom filme de acção, moderno,e altamente entretenível, que não procura surpreender nem explora nada de novo, mas com um estilo particular interessante, um enredo directo e agradável, pouco pretensioso, apenas com os ingredientes necessários a agradar o público sedento de acção. E que melhor forma de o fazer que meter polícia, tríades e máfia russa num só filme? Mais uma vez Jason Statham demonstra que é o melhor actor de acção da actualidade. Esperam-se mais e melhores filmes, mas também a esperança de um regresso à comédia ou talvez a aventura de um outro género, porque Jason Statham tem capacidade e estilo suficiente para tudo isso. Mas não é de iludir, na acção Safe é do melhor que se pode fazer sem termos um génio criador por detrás como nos casos de Taken ou Haywire.

Nota: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXmQgIeoHJ-bcI9DZM91-agXnxvMYXjU45RX1-nChPMet7xuHy9_D5hdkrS8GFhMovRWmtnzWjSxvdEXPD8sNEMKxbS0DaKTez5-0V2rsVkPTIja4nV2pdj9UJ0tkhDHvhky5jjZFZ_kg/s320/3stars.jpg

Sem comentários: